Seu trabalho home office é seguro?

A atual pandemia do Convid-19 tem mudado nosso jeito de trabalhar e a qualidade de vida em geral. O mundo mudou e nos encontramos agora na era do home office ou trabalho remoto.

O sonho de muitas pessoas se cumpriu, pois agora é possível acordar um pouquinho mais tarde, tomar café na comodidade do lar, almoçar comida fresca e caseira e se esquecer do trânsito ou transporte lotado. Tudo isso parece perfeito, não é? Mas existe a outra face da moeda, em que a produtividade se reduz, as comunicações são prejudicadas, os processos começam a ser mais morosos e a informação confidencial das empresas sofre o risco de ser comprometida… ups! Não pensamos em tudo isso.

Pois é. Nem tudo o que falamos tem que acontecer, também não tem que ocorrer nessa ordem. Porém, agora que tudo mudou rapidamente e sem preparação prévia, as probabilidades de sofrer alguma das incidências mencionadas são muito grandes.

Quais são os maiores desafios do trabalho home office?

Pessoas que nunca antes receberam treinamento para trabalhar em casa, agora estão obrigadas a fazê-lo nessa modalidade. Embora a modalidade home office seja um sinal de evolução e traga vantagens econômicas, a realidade é que também deve enfrentar uma grande quantidade de desafios em termos de segurança, entre eles:

  • Pessoas estão acessando a informações sensíveis da empresa de uma rede sem proteção total.
  • Sistemas de TI são acessados de casa com menores restrições e supervisões.
  • Por outro lado, muitos trabalhadores podem ter um acesso mais restrito a dados compartilhados, redes corporativas e ferramentas de colaboração, o que pode fazer o trabalho mais demorado.

Sofrer um ataque à segurança da empresa pode ser fatal se não se tem as medidas certas para prevenir a perda de informação confidencial. Os equipamentos dos colaboradores e as redes de conexões remotas não estão devidamente protegidas com um simples antivírus e os mesmos softwares de segurança que são usados dentro da empresa não funcionam igualmente fora dela. Por isso, se uma organização tem adotado medidas de trabalho remoto, é necessário tomar as precauções corretas antes que seja tarde demais.

Medidas básicas para trabalhar em casa sem riscos

Sempre lembrar as políticas de segurança com respeito à informação sensível

Se sua empresa não tem protocolos a seguir sobre as informações confidenciais, como base de dados de clientes, informação pessoal dos trabalhadores, senhas de acesso, etc. chegou a hora de criar um regulamento adaptado ao trabalho remoto. Uma vez criado, é necessário lembrar constantemente sobre as restrições e limitações, por exemplo: usar só aplicativos autorizados e seguir algumas regras no uso de nuvens e unidades USB.

Classificar as informações confidenciais como tal

Não é possível proteger uma informação, se não soubermos que é confidencial antes de compartilhá-la livremente. Por isso é necessário categorizar os dados para poder definir quem pode ter livre acesso e quem precisa pedir permissão. Da mesma forma, quando um usuário acessar a informação classificada como sensível, é necessário lembrar-lhe que deve ter cuidado e evitar o uso inadequado, isso pode ser feito de muitas formas, mas a tecnologia permite que seja possível em forma de notificação para dados armazenados digitalmente.

Softwares para o trabalho remoto

Com a rápida evolução da crise, empresas de segurança como a Blackberry estão se adaptando e criando softwares de segurança melhorados para aperfeiçoar o trabalho remoto das empresas. Por isso, uma vez criadas as políticas de segurança da informação home office, o melhor que sua empresa pode fazer é adotar um sistema de gerenciamento unificado, com o objetivo de proteger todos os endpoints e unificar e facilitar todos os processos de forma segura, assim:

  • Os colaboradores vão conseguir trabalhar de forma remota comodamente e sem riscos de sofrer ameaças.
  • Será possível unificar todas as ferramentas necessárias para a conclusão do trabalho de forma otimizada.
  • Existirá uma maior quantidade de aplicativos e ferramentas de colaboração home office, o que vai acelerar o trabalho e minimizar a burocracia.
  • Será possível implementar maiores restrições de acesso por parte de dispositivos externos, o que reduzirá riscos de sofrer ataques e ameaças perigosas.
  • Existirá a possibilidade de unificar todos os dispositivos como computadores, smartphones e wearables através da internet das coisas, de forma segura e protegida.

O trabalho remoto tem uma quantidade enorme de benefícios, mas em contraposição também tem, proporcionalmente, uma grande quantia de riscos. É possível implementá-lo em qualquer empresa? Com certeza! Mas sempre sob supervisão e com ajuda de especialistas.

Precisa de uma assessoria? A Alus e a Blackberry são parceiros! Contate-nos, pois com certeza poderemos ajudar você a implementar um sistema de trabalho remoto em sua empresa através do novo software Acesso Remoto Seguro da Blackberry especializado para atender suas necessidades em matéria de trabalho home office.

Fonte: ¨Protecting data in the work-from-home age¨, Tim Bandos.
Imagem: Designed by Pexels.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Podemos ajudá-lo