O estresse pode afetar a segurança da sua empresa

Segundo uma pesquisa feita com 2000 profissionais nos Estados Unidos e na Inglaterra por Tessian, uma organização dedicada a estudar os erros humanos, observou-se que 43% dos interrogados falaram que estavam bastante ou muito seguros de ter cometido algum erro que teve repercussões na segurança da empresa. Dessa porcentagem, 52% comentou que os erros foram por estresse, 43% explicou que por fadiga e 41% expressou que por distração.

O interessante da pesquisa foi o ponto comum que tinham os interrogados: Todos trabalhavam em casa.

O trabalho em casa já pode incluir distrações para algumas pessoas, e se além disso o trabalhador não possui suas necessidades cobertas nem a empresa tem adotado medidas preventivas e reativas de protecção de dados, podem surgir diferentes situações que prejudicarão a segurança de uma empresa com políticas home office. Da mesma forma, é necessário treinar aos colaboradores para remediar rapidamente os erros cometidos e investir em sistemas que ajudem diminuir o impacto das falhas humanas.

O fato de trabalhar em casa pode gerar muitas distrações, 57% dos pesquisados alegaram sentir-se mais distraídos na modalidade Home Office, e se a isso somarmos todos os acontecimentos recentes relacionados à pandemia, a situação fica pior.

Está mais que comprovado

Quando estamos no trabalho fisicamente, usamos redes corporativas e computadores protegidos. Porém, um dos pesquisados assegurou que em casa as pessoas se sentem mais confortáveis e relaxadas, por isso diminuem suas práticas básicas de cibersegurança; como bloqueio de telas, uso de VPNs e uso de senhas fortes.

Um dos erros que se repetiu entre os entrevistados foi o envio de um email com informação sensível à pessoa errada. As interrupções crônicas em casa podem ser muito estressantes, pois nossa mente não tem capacidade para lidar com tantos assuntos ao mesmo tempo e cumprir com tantas demandas. Mesmo se não tivermos trabalho extra em casa, as distrações como família, filhos, vizinhos e problemas gerais, podem ter consequências como erros ou menor desempenho.

Errar é humano

Os erros são normais, mas podem ser remediados ou prevenidos com antecipação. Uma vez sabido que o estresse pode sim afetar a segurança de uma empresa, é indispensável criar uma cultura de cibersegurança dentro dela. Começar a educar as pessoas acerca do quão importante são as informações de uma empresa e as severas consequências que pode significar um vazamento de dados é fundamental. Mesmo que uma pessoa não trabalhe na área de TI, devemos conscientizá-la e  prepará-la para qualquer imprevisto, pois se for uma pessoa de vendas, por exemplo, provavelmente vai ter acesso a informações sensíveis dos clientes, por isso é importante que ela saiba como manter medidas básicas de segurança, esse é o primeiro passo.

Soluções especializadas

Da mesma forma, seria interessante para os negócios estudar o motivo base que está afetando a produtividade dos trabalhadores e tentar colaborar em melhorar as condições, seja com melhor equipamento ou seja com mais políticas, dependendo do caso.

Porém, logo que criar uma cultura de cibersegurança e fizer uma pesquisa completa, é muito importante estabelecer procedimentos e processos para que a empresa funcione corretamente de qualquer lugar, ter políticas de acesso remoto e determinar passos a seguir no caso de surgir uma crise. Contar com algum software que reforce a segurança da empresa em casa é uma prática que vai ter resultados preventivos sobre qualquer erro que possa acontecer no futuro, mas embora exista uma boa educação sobre segurança e níveis de estresse baixos, os erros continuarão existindo, errar é humano.

Por isso, as empresas podem sempre investir em novas soluções que se adaptem ao trabalho e ofereçam uma proteção extra das informações. Assim, diante de qualquer equivoco, existirá um protocolo que atuará rapidamente para remediar.

No mercado existem diferentes opções, mas nós atualmente podemos recomendar para sua empresa a nova solução atualizada da Blackberry, a qual vai preparar os equipamentos dos colaboradores para trabalhar em casa e atuar logo reativamente diante de qualquer erro que possa comprometer a segurança da sua empresa em casa por causa de distrações e demais motivos.

Fonte: ¨To reduce security errors, employers must relieve stress and fatigue¨ – Bradley Barth

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima