golpe-whatsapp-afeta-15-mil-pessoas

Novo golpe através de whatsapp afeta a mais de 15 mil pessoas por dia

Tudo começou como um golpe que sequestrava a identidade das pessoas pelo Whatsapp. Agora os cibercriminosos descobriram que é mais fácil simplesmente clonar a conta.

Para fazer esse ataque o criminoso só precisa de duas coisas: Vazamento dos dados de uma pessoa que tem conta no whatsapp e uma foto para colocar no perfil para começar a extorsão.

O nosso parceiro Kaspersky fez uma investigação sobre este tema e concluiu que os dados vazados incluem nome, número de telefone e e-mail, e logo as pessoas são pesquisadas nas mídias sociais para completar outras informações sobre hábitos e preferências.

Todo este processo é negociado através do mercado negro informático ou a conhecida darkweb. Uma vez que conseguem obter as informações e criar o perfil alternativo, o criminoso começa a escrever a familiares e amigos falando que mudou de número e que está precisando de dinheiro, finalmente pede um empréstimo (que logicamente depois nunca será devolvido).

Fabio Assolini, analista sênior da Kaspersky, explica que embora os vendedores desses dados (conhecidos como data brokers) não participem do crime final, isso não significa que estejam isentos de culpa, pois sem eles o crime nem poderia ser feito, eles são os responsáveis por facilitar as ferramentas aos criminosos.

Desde o ano 2019, a Kaspersky está alertando sobre ciberataques através desta plataforma.

Algumas dicas para evitar este tipo de golpe

Mantenha suas informações salvas. Não compartilhe com qualquer pessoa.

Parece algo lógico e até clichê, mas às vezes não damos a devida importância aos dados pessoais simples como nome, número de telefone e e-mail. Porém, com estes dados, os cibercriminosos já tem 3 dos 4 requisitos para fazer uma clonagem de conta. Então cuidado com o compartilhamento deste tipo de informação em qualquer lugar, como mídias sociais e sites públicos de forma aberta.

Ativar a dupla autenticação do whatsapp

Isto dificulta a realização de um golpe. Para ativar:

  • Vá ao menu “configurações” no canto superior direito;
  • Entre na opção “Configurações”;
  • Em seguida clique em “Conta”;
  • Selecione “Confirmação em duas etapas”;
  • Crie um código de seis dígitos que será sua dupla autenticação.

Preferivelmente, mantenha os perfis de suas mídias sociais privados

Se você tem seus perfis totalmente públicos, está facilitando as coisas para os criminosos, pois não só poderão roubar sua foto facilmente, como terão a opção de escolherem a foto mais autêntica.

Configure para que sua foto do whatsapp seja mostrada só para seus contatos

Da mesma forma que no ponto anterior, não deixe as coisas fáceis para os golpistas. Não é que não irão existir outras formas deles obterem sua foto, mas precisa dificultar esse processo. Além disso, se eles pegarem sua foto exata que você tem na atualidade, será muito mais fácil para as pessoas acreditarem que realmente é você e que simplesmente mudou seu número.

Para quem recebe a mensagem: Sempre desconfie

Também há que evitar ser parte do golpe. Por isso, se você receber qualquer mensagem de uma pessoa que você conhece pedindo dinheiro, confira primeiro. Mesmo que seja a foto exata da pessoa e tenha uma forma de se comunicar parecida, primeiro verifique que realmente seja ela. Ligue à pessoa e pergunte diretamente, escreva à pessoa através das mídias sociais perguntando se é realmente ela, etc.

Os golpes nunca deixarão de existir, mas o importante é se educar e se prevenir antes de que a ameaça aconteça.

Fonte: Alerta! Golpe através de whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Podemos ajudá-lo