Atenção! Novo Golpe através do PIX é usado para roubar dinheiro

Quando o PIX saiu ao mercado, muito foi falado sobre se era seguro ou não. A realidade é que o PIX é um meio de pagamento extremamente seguro. Porém, isso não significa que eventualmente não possa ser usado por criminosos espertos para enganar novas vítimas usando as formas mais tradicionais de golpe.

O problema não é a tecnologia usada pelo PIX nem seu mecanismo de pagamento, o problema é que este é um método novo e as pessoas não relacionam as formas de crime cibernético e truques mais tradicionais com este modelo de transferência digital.

Recentemente foi descoberta uma nova forma de golpe através do PIX com o objetivo de roubar dinheiro. 

Como funciona? 

Esta forma de extorsão é nova, porque foi originada a partir de uma nova função que nem todos os bancos têm.

Alguns bancos já estão disponibilizando uma nova função para fazer pagamentos PIX com agendamento prévio, mas esta funcionalidade deverá ser obrigatória a partir de setembro deste ano. Por isso, é muito importante entender como funciona este golpe para não cair nele, pois eventualmente todos seremos susceptíveis a ser vítimas.

Como mencionamos, alguns bancos já contam com a possibilidade de agendar PIX, ou seja, fazer um pagamento em uma data previamente determinada. E justamente com esta função é que os cibercriminosos estão realizando os golpes.

Funciona assim: o golpista agenda um pagamento para uma chave de PIX e posteriormente cancela esse agendamento rapidamente.

O problema (e talvez nisso os desenvolvedores deveriam trabalhar agora que se sabe desta prática) é que mesmo que o criminoso cancele a operação, a pessoa a quem foi destinado esse PIX receberá uma notificação sobre um pagamento que foi agendado para ela e em nenhum momento menciona o fato de ter sido cancelado.

É aqui quando o criminosos se aproveita da situação e manda uma mensagem à vítima (a pessoa que teoricamente ia receber o PIX) e fala que fez um pagamento para essa pessoa, mas foi um engano e precisa urgentemente da devolução do dinheiro.

A vítima precisa ser muito esperta, pois apesar de todas as informações coincidirem, a realidade é que tudo é parte de uma armadilha, começando pela urgência da pessoa, pois como todo golpe, a transferência é solicitada sempre com urgência.

O que fazer?

Em primeiro lugar, não tomar ações rápidas nem esquentar a cabeça. Seja bem cuidadoso.

Já é sabido que este tipo de “enganos” podem ser revertidos, ou seja, se alguém cometer um erro no agendamento de um PIX, pode perfeitamente cancelar a operação e não passará nada, por isso a mensagem pedindo o estorno é desnecessária.

Assim, o segundo passo depois de receber a mensagem desesperada, verificar e pensar com calma, é falar para essa pessoa exatamente isto que acabamos de expor, que enquanto não chegar a data do agendamento, o dinheiro não irá cair na sua conta, então é possível simplesmente cancelar.

Não caia nos golpes

Antes de tomar qualquer ação apressada, verifique:

  1. A identidade da pessoa que está falando com você
  2. Fique atento com os botões. Os aplicativos estão cada vez mais fáceis de usar, e uma desvantagem disto é que deixamos de ler e aceitamos tudo com maior facilidade. Assim, apenas por pressionar “Confirmar” sem se atentar, podemos transferir recursos para um nome que não conhecemos.
  3. No caso de sites que aceitam PIX como método de pagamento, verifique sempre a veracidade do site ou se usa aplicativos de pagamento de terceiros, pois se for um golpe, não haverá possibilidade de recuperar o dinheiro.

E se mesmo assim, você cair no golpe?

Então reúna todas as informações como comprovante do agendamento e comprovante de pagamento do estorno, número de telefone que usaram para entrar em contato com você e elabore um boletim de ocorrência. Contate sua agência bancária o mais rápido possível e relate os acontecimentos para saber o que pode ser feito.

___

Proteja-se! Os cibercriminosos não descansam e os ataques de engenharia social são os preferidos por eles, pela sua simplicidade e suas altas taxas de sucesso. Fique esperto e nunca confie, menos ainda se envolve dinheiro.

Quer saber como conscientizar seus usuários frente aos ataques de engenharia social? O treinamento dos usuários sempre será uma das melhores proteções!

Fonte: 

Novo Golpe usa Pix agendado como isca para induzir deposito das vitimas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima