Ofertas enganosas estão usando as mídias sociais para captar mulheres novas que oferecem “serviços” de sugar baby a sugar daddies, isto de acordo com Laura Josepha Zimmermann da empresa Avast. Zimmermann recebeu uma mensagem no Instagram de um usuário que aparentava ser um homem maior. O usuário falou “Oiê, meu nome é Walker e estou procurando uma sugar baby. Gostaria de te pagar 1.500 euros por semana. Ato seguinte, o golpista mandou uma captura de tela de uma transação falsa de Paypal e falou para Zimmermann que ela teria que lhe mandar algo de dinheiro através de um cartão de Google Play para poder ativar a conta e receber os 1500 euros.
O Sugar Golpe
O suposto sugar daddy isca suas vítimas com mensagens no Instagram que falam ofertas que parecem ser (e são) boas demais para ser verdade, esclareceu Zimmermann. Eles primeiro tentam se ganhar a confiança antes de falar alguma coisa sobre a requisição de pagamento. Quando finalmente realizam a solicitação de pagamento para a “verificação”, os golpistas desaparecem rapidamente, após verem que o dinheiro foi enviado e creditado.O pagamento para a verificação usualmente está pronto em cartões pré–pagos, como os de Google Play ou Amazon. Estas são formas de pagamento que não podem ser facilmente reembolsadas.
Afortunadamente, Zimmermann reconheceu esta mensagem como um golpe imediatamente e bloqueou o usuário depois de enrolá-lo para ver o que ele diria, mas ela diz que esse tipo de golpe é comum.
“Este tipo de golpe está longe de ser único hoje em dia. Muitas mulheres jovens são vítimas de estratégias similares por parte de cibercriminosos no mundo inteiro”, escreveu Zimmermann. “Algumas de essas mulheres jovens poderiam ter uma situação financeira difícil e poderiam estar precisando do dinheiro. Por outro lado, outras poderiam estar procurando apenas um padrão específico de vida à qual não teriam acesso de outra forma. Assim, os sugar daddies impostores se aproveitam dessa situação para obter lucros que só finalizam após ter causado muitos estragos.
Para evitar cair nessas armadilhas, Zimmermann oferece as seguintes recomendações:
Não responda mensagens de pessoas que você não conhece.
Se você tem dúvidas, acesse o perfil da pessoa e veja se há algo estranho que pareça mais um perfil criado de forma falsa, como muitos seguidores e zero interação, todas as fotos foram subidas em um mesmo dia ou em um curto período de tempo faz pouco, fotos em que a pessoa parece diferente, etc.
Ignore mensagens em que pessoas prometem dinheiro de graça.
Dinheiro de graça não vai chegar do nada, e muito menos através de uma mensagem em mídias sociais.
Não compartilhe informações pessoais com estranhos
Se você não compartilharia informações privadas pessoalmente, por que o faria na internet? Evite compartilhar dados como onde você mora, dados bancários, identificações, número de celular e, obviamente, senhas.
Faça sua própria pesquisa
Se você realmente quer validar uma mensagem que tenha recebido, existem milhares de recursos em que pessoas compartilharam os golpes nos que caíram ou quase caíram. Pesquise em fóruns, leia comentários e pergunte em grupos de confiança.
Em conclusão, é o velho golpe da taxa de adiantamento do príncipe nigeriano reinventado para a comunidade de “sugars”. Então fique longe, se informe, e no caso de empresas, treine seus funcionários.
é O treinamento de conscientização de segurança da KnowBe4 ajudará seus funcionários a reconhecerem táticas de engenharia social. Saiba mais sobre este treinamento corporativo e sobre simulações de phishing aqui.
Preencha o formulário abaixo e receba informações sobre os nossos treinamentos deengenharia social
Informação traduzida do artigo original postado pelos nossos parceiros KnowBe4, o qual foi elaborado com base nas informações compartilhadas pela Avast.