Permaneça seguro usando aplicativos de relacionamento e evite ser a vítima do próximo Tinder Swindler
Com certeza você já deve ter visto alguma notícia sobre o novo documentário The Tinder Swindler disponível na Netflix (caso não sabia do que estamos falando, recomendamos amplamente que procure no Google “The Tinder Swindler”). Ele foi estreado no dia 2 de fevereiro e desde então acionou os alarmes de muitas pessoas que usam este tipo de aplicativos, serviços e sites para conhecer novas pessoas, fazer amizades e até iniciar novos relacionamentos de namoro.
É normal sentir preocupação, pois realmente é incrível a facilidade com que muitos golpistas enganam outras pessoas e o acessível que resultam este tipo de aplicativos em todos os lugares do mundo. Se juntarmos estes dois fatores, o cenário parece bastante perigoso.
Golpes através de apps de relacionamento em números
De acordo com uma pesquisa da Kaspersky dedicada ao estudo do uso de aplicativos de namoro, após a pandemia da Covid-19 os problemas de fraude digital neste formato têm se incrementado para aqueles que usam estas plataformas no Quênia.
Quase 29% dos usuários desses aplicativos afirmaram ter enfrentado problemas de fraude no ano passado. Dessa porcentagem, quase três quartos (72%) dos pesquisados falaram que o fraudador tentou obter dinheiro alegando “ter chegado recentemente de uma área remota” e 63% recorreu à desculpa de uma “situação de vida difícil”.
Alguns usuários quenianos inclusive encontraram tentativas de chantagem. 25% disseram que o fraudador ameaçou vazar ou publicar fotos íntimas.
Uma outra parte significativa dos entrevistados falou sobre tentativas de phishing: 41% disseram que o fraudador tentou obter dados pessoais através do registro de um determinado site, por exemplo.
O dilema dos apps de relacionamento
Após analisarmos estas estatísticas, Bethwel Opil, gerente de vendas corporativas da Kaspersky na África, esclareceu os seguintes pontos:
“Nossa pesquisa demonstrou que 56% dos usuários de aplicativos de relacionamento no Quênia têm encarado fraudes e tentativas de fraude com maior frequência desde 2020, quando o mundo soube da Covid-19.
Todos nós precisamos seguir padrões básicos de segurança para proteger nossa privacidade na internet. Certamente existe o dilema de que as pessoas querem conhecer novas pessoas sem precisar desconfiar delas, mas o dilema acontece porque justamente isto não é possível no mundo digital, pois não poderemos saber quem está realmente lá atrás da outra tela no outro lado, motivo pelo qual não podemos saber se realmente aquela pessoa é quem nós achamos que é.
Por este motivo é que nós recomendamos amplamente que não sejam compartilhadas informações muito detalhadas, especialmente aquelas relacionadas com as finanças pessoais ou com cartões bancários. Tampouco é recomendável compartilhar selfies com documentos pessoais, mesmo que eles sejam solicitados pela outra pessoa para “verificar nossa identidade”, pois pode haver uma outra intenção maliciosa por trás. Em última instância, não recomendamos compartilhar seus dados de acesso aos próprios aplicativos de namoro pelo qual se conheceram nem dados de acesso de outras redes sociais”.
A solução não é parar de usar estes apps
É interessante analisar um fato curioso, e é que 9% das pessoas que participaram da pesquisa criaram contas falsas para usar os aplicativos de namoro pelo mesmo motivo: eles acharam uma boa tática de segurança.
Por isto, a solução aos golpes digitais e a se proteger dos golpistas não é parar de usar este tipo de serviços e aplicativos, pois claro que todos eles têm suas vantagens que podem ser analisadas desde distintos pontos de vista. A solução é simples: usá-los de forma inteligente e sempre ser cuidadoso.
Para evitar ser vítima de golpistas experientes como o protagonista do documentário da Netflix, há alguns cuidados a mais que a Kaspersky recomenda, além dos cuidados básicos que já mencionamos. Kaspersky enumera as seguintes dicas de segurança para as pessoas que gostariam de usar aplicativos de namoro ou que já usam:
1-Seja cuidadoso no momento de receber cartões presente por parte de desconhecidos. Poderia ser uma estratégia de Phishing ou um site fraudulento.
2. Caso você use sites ao invés de aplicativos, sempre verifique o título do website e a conexão HTTPS.
3. Se você receber um link estranho e não solicitado por parte de um desconhecido com quem está falando através de um aplicativo de namoro, sempre desconfie.
4. Não envie dinheiro a pessoas que peçam através de um site ou aplicativo de namoro.
5. Fale com a outra pessoa sobre limites digitais. É importante que as duas pessoas do relacionamento estejam cientes de que manter alguns assuntos em privado é um direito e que isto oferece as bases sólidas para um relacionamento saudável futuro.
6. Pense e reflita muito se você está considerando compartilhar suas senhas com uma outra pessoa que conheceu através da internet. Se após refletir sobre isto, sua resposta segue sendo positiva, saiba que existem algumas boas ferramentas que poderão ajudá-lo a gerenciar suas senhas, como a Kaspersky Password Manager, por exemplo.
7. Tente no possível não postar muita informação privada como sobrenome, lugar de trabalho, fotos de amizades, número de telefone, etc. Além disso, tente não conectar suas contas sociais de mídias como Facebook ou Instagram com seus perfis em aplicativos de namoro.
8. Importante: Não acesse sites e aplicativos de relacionamentos diretamente de anúncios que você veja na internet, pois poderiam ser anúncios fraudulentos criados por cibercriminosos para captar vítimas através de sites fakes. O melhor é sempre baixar o aplicativo através da loja oficial do seu telefone e verificar as avaliações de outros usuários que já baixaram esse aplicativo antes.
9. Por último, mas não menos importante, nossa recomendação é que você use alguma solução de segurança como Kaspersky Total Security em todos seus dispositivos. Isto ajudará na detecção de atividades suspeitas e fraudulentas, assim como na verificação da segurança de sites visitados.
Esperamos que você consiga seguir estas recomendações básicas, pois elas são a base para poder usar aplicativos e sites de relacionamento de forma segura. Qualquer dúvida, não hesite em nos contatar.