Fazer backup não é uma opção, é uma prioridade e uma obrigação! Contar com uma solução de backup hoje é fundamental. Por isso, você precisa analisar seu ambiente geral. Existem 3 sinais que indicam que sua empresa está precisando de um backup urgentemente e de um planejamento de respaldo. Veja.
1. Você já sofreu incidentes e consiguiu sair na frente só por sorte!
Os dispositivos salvam seus dados, mas eles também sofrem incidentes! É simples, se você está lendo este artigo é porque você tem um computador e se você tem um computador, você tem dados. Conclusão: você precisa fazer backup.
Não existe computador no mundo que não tenha perigo de sofrer algum tipo de imprevisto. Por esse motivo, ter um plano de backup deveria ser tão importante quanto sua empresa ter uma estrutura de cibersegurança e defesa contra ameaças. Na verdade, o plano de backup deveria fazer parte desta estrutura.
Talvez você teve sorte em situações anteriores de indisponibilidade, mas a sorte se esgota, nunca é recomendável confiar nela!
2. Você não tem um plano B
Se você nã tiver um backup, o que vai fazer em uma situação de indisponibilidades? Ter um plano B é fundamental para você sair na frente em situações que possam pôr em perigo as atividades da sua empresa e o melhor plano B é ter uma cópia de segurança disponível e pronta para ser disponibilizada e restaurada, assim que for necessário. São dois tipos de situações os que poderiam precisar da restauração de um backup com urgência, elas são:
Situações de ataque por ransomware
Mesmo tendo todos os controles de cibersegurança é impossível evitar um ataque por completo, e é ainda mais impossível evitar incidentes e imprevistos. Então, sim, embora um computador possua um antivírus ele ainda pode ser vítima de indisponibilidades. Ter um plano B poderá salvar sua empresa de duas situações:
Situações de indisponibilidades que não são por ataques
Imprevistos de outro tipo; como um ataque de DDoS, uma falha na energia, erros, desajustes nas configurações e até desastres naturais; poderiam deixar seu sistema indisponível por horas ou até dias sem poder acessar ele. Só que se você tiver um backup, poderá pegar essas informações salvas e disponibilizá-las em outra rede para diminuir os prejuízos gerais, consequência das indisponibilidades.
O que você pode fazer nesses casos? É aqui quando temos que falar sobre Disaster Recovery, tema em que aprofundaremos mais para frente, mas que de forma resumida significa uma coisa: Restabelecer todo o seu sistema completo após um momento de extrema emergência. Sem importar a quantidade de Gigas ou Tera que um banco de dados possa acumular, o sistema será restabelecido.
O tempo para realizar este processo dependerá de vários fatores, mas o interessante é que esta medida de emergência poderá se aplicar a situações que incluem desde incêndios, terremotos, inundações e roubos até falhas operativas graves e danos a equipamentos.
Nenhuma destas situações pode ser antecipada, também não conta com uma forma de diminuir suas chances de ocorrência, a diferença de um ataque que pode ser prevenido com um antivírus, porém devem ser levadas em consideração e não podem ser excluídas de possíveis cenários.
A única coisa que você pode fazer em uma situação dessa é correr atrás de um restabelecimento de dados veloz para que o seu sistema fique fora do ar durante o menor tempo possível.
3. Você está protegido contra ataques, mas você não está protegido contra indisponibilidades
Sua empresa talvez até tem soluções de antivírus e de proteção, mas esse tipo de soluções não protegerão você contra outro tipo de situações como uma falha no sistema, desconfigurações na rede, desastres naturais, etc. O que é que você vai fazer em um momento como esse?
Se você não tiver backup, infelizmente pouco tem para fazer. Pois não existe solução rápida e imediata nesses casos se você não se preparou com antecedência.
Neste sentido, temos observado uma situação particular e até curiosa:
Clientes de antivírus sem Backup
Nossos analistas de segurança têm visto que muitos clientes novos chegam interessados em serviços de proteção de endpoints como antivírus e EDR, mas não possuem plano de backup e às vezes nem incluem este serviço nas suas prioridades até nós mencionar a importância de contar com este serviço, aí eles pensam e consideram.
Só que dá para refletir o seguinte:
Se você parar para pensar, fazer backup das informações não tem grande ciência. Só é necessário:
- Espaço (muito espaço)
- Uma rotina diária de backup predeterminada
- Uma ferramenta que permita você fazer dessa rotina ainda mais simples.
Outros fatores podem ser importantes, mas basicamente são só essas três coisas as mais primordiais. E ainda, tudo isto pode ser terceirizado (por exemplo, nós terceirizamos).
A grande contradição
Só que para ficar protegido de ataques externos, você não só precisa de soluções de segurança para endpoints, você também precisa fazer testes, varreduras de vulnerabilidades, treinar seus funcionários, contar com políticas de segurança, contar com soluções de prevenção de DLP, entre outras atividades. São muitas coisas as que têm influência e que, ainda assim, não podem garantir 100% de segurança frente a ataques.
Mesmo assim, o índice de pesquisa por soluções de antivírus é maior do que as pesquisas por soluções de backup, que são bem mais simples, com margem de erro muito pequena e com capacidade de salvar você de situações de emergência, até de ataques que as soluções de segurança de endpoint não conseguiriam segurar.
Uma simples pesquisa no google pode demonstrar este fato e é que a palavra “antivirus” de forma geral conta com uma média de 110.000 pesquisas mensais, enquanto “backup” conta com 74.000 pesquisas mensais em média. Por outro lado, a palavra “antivirus para empresas” conta com uma média de 90 pesquisas mensais, a diferença de “backup para empresas” que conta com uma média de 30.
Resulta curioso, né? Só achamos interessante expor essa situação e te lembrar uma coisa: Aqui na Alus IT Security terceirizamos o gerenciamento e monitoramento do seu backup diário, caso você fique interessado, preencha o formulário abaixo para receber maiores informações.