3 coisas que deve priorizar na sua ferramenta de Pentest

Mais do que nunca, as equipes de segurança estão optando por ferramentas de testes de intrusão automatizadas para avançar nos seus programas de pentest internos com maior assertividade. Então, quais aspectos você deveria estar atento quando falamos de soluções de testes de intrusão automatizadas? Neste artigo iremos analisar três funcionalidades essenciais que toda equipe de pentest precisará para que os resultados do seu trabalho sejam mais efetivos.

#1 Eficiência

As ferramentas de teste de intrusão deveriam ser simples e eficientes. Pense por um momento sobre os diferentes assistentes digitais voltados para o consumidor que tem feito das nossas vidas muito mais fáceis. Usamos Amazon Echo ou Google Home para que façam várias tarefas por nós, poupando assim consideráveis quantidades de tempo e esforço. Essas tarefas poderiam nos levar apenas poucos minutos ao dia para serem completadas, mas, a cada ano esses assistentes digitais podem nos poupar aproximadamente 100 horas se juntarmos todas essas tarefas, tempo que poderia ser usado melhor e mais eficientemente compartilhando com nossas famílias ou investindo em nós mesmos. A automatização deste tipo de obrigações faz de nós muito mais eficientes.

Da mesma forma acontece com os testes de intrusão. Equipes de segurança estão reconhecendo que a automação comercial, particularmente as ferramentas de pentest com assistentes automatizados, podem permitir a descoberta, testagem e reportagem em apenas alguns simples passos. Automatizar rotinas de testagem podem salvar tempo valioso e ajudar a equipe a ser mais eficiente. Porque não existe necessidade de criar uma solução para um assunto que já foi previamente resolvido.

PENETRATION TESTING

Um guia simples para realizar um teste de intrusão bem sucedido

#2 Confiabilidade

Quando se trata de soluções de pentest, existe uma abundante quantidade de opções, tanto de código aberto quanto comerciais. Porém, a confidencialidade ao momento de testagem e a eficiência requerem de usar uma solução profissionalmente escrita e desenhada para testar situações do mundo real.  Aproveitar uma plataforma de pentest confiável com suporte especializado é essencial para fazer do programa de pentest de uma organização bem-sucedido. Core Impact não está desenhada para somente especialistas, pois também oferece uma robusta biblioteca de exploits certificados pela Core Security e suporte completo por parte de uma equipe experiente.

#3 Conjunto de ferramentas centralizadas

Os pentesters são conhecidos por usar vários tipos de ferramentas para conduzir somente um teste. Vamos colocar como exemplo a Nmap. Um pentester poderia usar Nmap para coletar informações e resultados de varreduras de avaliação de vulnerabilidades para adicionar um contexto aos dados do Nmap. A partir daí, ele poderia testar com exploits específicos ou poderia tentar usar alguma ferramenta como PowerShell ou Phyton Scripts. Uma vez completado, todas as descobertas coletadas pelas diferentes ferramentas usadas deverão ser relatadas o mais rápido possível em um relatório. Alternar entre todas e cada uma dessas ferramentas, enquanto mantém o controle dos dados, é extremamente demorado e complexo.

Em vez disso, seria melhor procurar por uma solução de pentest que permita centralizar seu kit de ferramentas de teste de intrusão. Encontre uma solução para reunir informações, explorar sistemas e gerar relatórios, tudo em uma única ferramenta, para tornar seus testes mais eficientes.

O Core Impact permite que os testadores executem e gerenciem todas as fases do processo de teste de intrusão em uma única plataforma. Aproveite um painel intuitivo para abrir facilmente novos espaços de trabalho e testes, visualizar as explorações mais recentes e iniciar validações de correção. Um usuário relatou que passou de três ferramentas diferentes que faziam testagem de aplicativos da web e outras seis que faziam testagem de rede para apenas uma plataforma que permitia concluir todo o processo. Estamos falando de Core Impact.

Comece a otimizar o programa de pentest da sua organização

Sua organização pode maximizar seu tempo e esforço geral quando se trata de testes de intrusão. Portanto, ao momento de avaliar as principais ferramentas de pentest, certifique-se de procurar uma solução que traga eficiência, confiabilidade e um conjunto de ferramentas centralizado para mitigar riscos e proteger ativos essenciais em seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima