O que é mais importante para você? Preço ou qualidade? Fazer uma comparação entre estas duas soluções de segurança que à primeira vista podem parecer semelhantes, talvez ajude você a tomar uma decisão. Vamos analisar e comparar alguns dos aspectos mais importantes destas duas soluções.
BitDefender Iniciou suas atividades em 2001 na Romênia. É um dos antivírus mais usados porque geralmente é mais econômico. Kaspersky começou no ano 1997 na Rússia e tem uma qualidade de suporte reconhecida inclusive pelo Gartner Peer Insight. Então, bora analisar?
Rollback
BitDefender: faz rollback, porém é um processo manual.
Kaspersky: permite realizar Rollback automático de atividades maliciosas no sistema Operacional.
Instalação
BitDefender: depende da interação manual da equipe de TI.
Kaspersky: Instala-se automaticamente em novos dispositivos descobertos na rede.
Tamanho do negócio
BitDefender: utiliza uma mesma abordagem para empresas de todos os tamanhos. Por isso, fica ineficiente para grandes empresas.
Kaspersky: utiliza diferentes tipos de abordagens segundo o tamanho da empresa.
Tecnologias
BitDefender: As tecnologias de segurança em rede são baseadas em aquisições de empresas 3as e não cabem para grandes empresas devido às limitações de adequação. Exemplo do EDR.
Kaspersky: Todas as tecnologias conversam de forma eficiente e se adequam a qualquer tipo de organização sem perder desempenho.
Satisfação do cliente
BitDefender: Segundo pesquisas a qualidade de suporte não atende as expectativas dos clientes
Kaspersky: Qualidade de suporte reconhecida inclusive pelo Gartner Peer Insight
Sobre os testes e avaliações
BitDefender
Embora possua boas classificações nos testes, é avaliada em um número bem menor nos testes. Foram 36 participações em 2017, 41 em 2018 e 33 em 2019.
Neste mesmo teste a Bitdefender detectou algo próximo a 88%. Considerando que surgem 350.000 novas ameaças por dia, o mínimo de variação percentual é altamente relevante.
Segundo as revisões do Peer Insights do Gartner dos últimos 12 meses, a Bitdefender recebeu 68 revisões com uma avaliação geral de 4,5 (estrelas) e conquistou um índice de recomendação de 82%.
Kaspersky
Empresa mais testada e com o maior ranking de 1o lugar nos testes independentes realizados não só nos últimos 3 anos como ao longo de toda sua existência. Foram 72 testes em 2017, 73 em 2018 e 64 em 2019.
Nos testes realizados pela AV-Test, em maio de 2019 a Kaspersky foi o único fabricante com 100% de detecção de ameaças do tipo Fileless.
Segundo as revisões do Peer Insights do Gartner dos últimos 12 meses, a Kaspersky recebeu 628 revisões com uma avaliação geral de 4,8 (estrelas) e conquistou um índice de recomendação de 98%.
Qual escolher? BitDefender ou Kaspersky?
A decisão final dependerá muito das necessidades e requisitos da empresa. BitDefender, como já falamos, é escolhida por muitas empresas pelo fato de ser mais econômica e acessível, por isso também é a preferência de muitas empresas pequenas. Porém, aqui cabe avaliar se é realmente a melhor opção para sua empresa.
De uma coisa pode ter certeza: a qualidade da proteção não é a mesma. Embora o BitDefender seja superior a outras marcas de antivírus, ainda a proteção do Kaspersky é mais abrangente e eficaz. Além de se destacar por ser mais rápido e ocupar menos espaço, em geral é uma solução bem mais leve, com um melhor desempenho e por isso não vai comprometer a produtividade dos seus colaboradores.
Outro ponto a favor é que embora os dois consigam identificar sites e arquivos maliciosos, o Kaspersky consegue até identificar os adware, algo que o BitDefender ainda não consegue.
O Kaspersky oferece possibilidade de múltiplas funcionalidades e configurações, enquanto o BitDefender é mais automático e tem as funções praticamente pré-definidas. Este aspecto automatizado pode ser bom para um computador pessoal, mas para uma empresa sempre é melhor ter diferentes opções de configuração.
No final, a escolha é sua. Porém, nossa recomendação sempre vai ser o Kaspersky. Não só por sermos parceiros e sim porque os fatos aqui indicados estão realmente comprovados por outras pessoas que não têm parceria com nenhuma das duas marcas e mesmo assim confirmam que, embora o BitDefender não seja ruim, o Kaspersky é melhor.
Colocamos aqui o vídeo de um canal do youtube que não não foi produzido por nós, nem por nenhuma das marcas, porém confirma as informações aqui explicadas. Apesar de longo, vale a pena assistir. Se quiser ir diretamente à parte comparativa, pode adiantar o vídeo até o minuto 7:07.
Ele está falando das versões free que são um pouco mais limitadas que as pagas, porém a qualidade e os argumentos são os mesmos. Dê uma olhada.